
O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica?

Imagem encontrada no site do google, creditada no site que esta na imagem
O que é a ELA?
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva do Sistema Nervoso Central (SNC), caracterizada por degeneração dos neurônios motores do córtex, do tronco cerebral e do corno anterior da medula espinhal, levando a atrofia e fraqueza muscular generalizada.
A ELA é a principal forma de condição degenerativa e progressiva no adulto, dentro do grupo chamado de Doenças do Neurônio Motor (DNM). Além da ELA, também fazem parte desse grupo:
-
Atrofia Muscular Progressiva (AMP);
-
Paralisia Bulbar Progressiva (PBP);
-
Esclerose Lateral Primária (ELP);
-
Variante Hemiplégica (Síndrome de Mills);
-
Síndrome de "Flail Arm" (Síndrome de Vulpian-Bernhardt);
-
Síndrome de "Flail Leg" (forma pseudo polineurítica de Patrikios).
Na ELA, os sintomas podem ter início nos músculos que controlam a voz (disfonia), fala (disartria), deglutição (disfagia) e respiração (dispneia), sendo chamada de ELA BULBAR. Quando os sintomas tem início pelas mãos, braços, pernas ou pés, é denominada de ELA APENDICULAR.
A evolução clínica da ELA se caracteriza pela presença de sinais de acometimento do neurônio motor superior e inferior, associando assim ao quadro de paresia, atrofia, fasciculações, hiperreflexia, espasticidade, cãibras e sinal de Babinsky, labilidade emocional, depressão e, por último, distúrbio ventilatório restritivo grave.
Como a ELA não prejudica os neurônios sensitivos, os sentidos da visão, audição, paladar, olfato e tato não são alterados.
Desta forma, é importante o acompanhamento com equipe interdisciplinar, com o objetivo de dar uma melhor qualidade de vida para os portadores de ELA.